tóldo - significado y definición. Qué es tóldo
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es tóldo - definición

  • Toldo de jardim.

toldo         
(ô) sm (hol ant telt)
1 Cobertura de lona ou de outro material destinada a abrigar do sol e da chuva uma porta, uma praça etc.
2 Náut Cobertura de lona que se estende sobre as toldas.
3 por ext Aquilo que encobre, protege ou resguarda.
4 Reg (Paraná e Rio Grande do Sul) Aldeia ou povoação de índios já meio civilizados.
Toldo         
Um toldo é uma cobertura secundária fixada à fachada de um edifício, que serve para proteger do sol, do vento e da chuva. É tipicamente composta por uma lona de fibra acrílica, algodão ou poliéster, que é esticada sobre uma estrutura leve feita de alumínio, ferro, aço ou madeira.
Guilherme Toldo         
ESGRIMISTA BRASILEIRO
Guilherme Amaral Toldo
| local_nascimento = Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Wikipedia

Toldo

Um toldo é uma cobertura secundária fixada à fachada de um edifício, que serve para proteger do sol, do vento e da chuva. É tipicamente composta por uma lona de fibra acrílica, algodão ou poliéster, que é esticada sobre uma estrutura leve feita de alumínio, ferro, aço ou madeira. A configuração desta estrutura é uma espécie de treliça ou caixilho. Também é frequente a utilização de toldos em chapa de alumínio em casos em que a utilização de toldos de lona não é prática, como quando o peso da neve ou a força do vento são factores a ter em conta.


Os toldos são geralmente colocados sobre uma janela ou porta, ou sobre a área ao longo de um passeio. Com a adição de colunas nos seus cantos, um toldo torna-se num dossel, que é capaz de se estender para mais longe da fachada do edifício, como por exemplo no caso da entrada de um hotel.

Os toldos foram utilizados em sua forma inicial para proteger os alimentos e carnes nas feiras inicialmente na Índia e posteriormente nos países onde, hoje é denominado Oriente Médio.